O turismo no Brasil, nos últimos tempos, é compreendido como um importante mecanismo para o desenvolvimento econômico do país. Não somente isto, mas também é considerado como um grande indutor de inclusão social, o que vem exigindo de nossos governantes, ações voltadas para estruturar os destinos turísticos.
Um exemplo de ações para desenvolver cada vez mais o turismo, pode citar a iniciativa do Ministério do Turismo em apoiar projetos que visam à acessibilidade como também à adaptação de atividades turísticas, gerando assim, uma melhor qualidade de vida para a população em geral, além de ampliar o acesso de turistas com algum tipo de deficiência ou mesmo pessoas com mobilidade reduzida como idosos, crianças, gestante e outros.
Ações como esta visam, na realidade, promover a acessibilidade turística e qualificar profissionais da área para o efetivo atendimento adequado destas pessoas, acima mencionadas.
O Projeto Turismo acessível – uma ferramenta de inclusão da pessoa surda na sociedade brasileira, elaborado e coordenado pelas professoras Januária Mesquita Rebouças e Michele Falcão e tema da I Semana de Turismo da Escola Profissional de Aracati, tem como objetivo primordial, discutir o tema do turismo acessível, apresentar um panorama atual sobre as oportunidades de negócios relacionadas ao segmento do turismo acessível e ao mesmo tempo, sensibilizar a comunidade escolar, profissionais da iniciativa privada e representantes do poder público, sobre as necessidades de adaptação dos ambientes públicos e de uso coletivo e as exigências que devem ser cumpridas, a concepção de novos empreendimentos baseados nos princípios da inclusão social e desenho universal, de modo a atender às necessidades e expectativas deste nicho de mercado.
O presente projeto baseia-se na realização de palestras com profissional da Engenharia Civil com o tema Acessibilidade, o relato de superação de vida de Vanessa Vidal, Miss Ceará 2008, 2ª colocada no Miss Brasil 2008 e Miss Brasil Beleza Internacional 2008.
Além disto, através de uma palestra com o Sr. Bismarck Maia, atual Secretário de Turismo do Estado do Ceará, desejamos refletir um pouco sobre o tema e identificar as exigências de uma cidade turística interessada em atender um nicho de mercado em plena expansão e, desta forma, deixar claro que estratégias podem ser adotadas para criar a diferenciação necessária de uma cidade para que esta possa se destacar no mercado turístico local, regional e nacional.
“Nosso desejo é que, ao final da execução do projeto, nossos alunos e as pessoas envolvidas em todas as etapas possam perceber que a implantação da infraestrutura de acessibilidade nos ambientes públicos e coletivos cria uma vantagem competitiva de longo prazo e abre um novo mercado para o destino turístico e que todos possam compreender que a inclusão das pessoas com deficiência nas atividades turísticas, como também em qualquer outra atividade, é responsabilidade de todos os gestores”, afirmam as coordenadoras do projeto, Januária Mesquita Rebouças e Michele Falcão.
Em suma, esperamos que este projeto promova enriquecimento para todos os envolvidos e que seja uma experiência que possa ser multiplicada em diversos outros espaços.
Patrocinadores do evento
Super Damasceno
Luciano Ótica
Ótica Aracati
Correia Contabilidade
Bazar Bijoux
Neto Ótica
JD Construção
EBBA