quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Projeto : Turismo acessível – uma ferramenta de inclusão da pessoa surda na sociedade brasileira

Organizadoras:Januária Mesquita Rebouças e Michele Falcão-

O turismo no Brasil, nos últimos tempos, é compreendido como um importante mecanismo para o desenvolvimento econômico do país. Não somente isto, mas também é considerado como um grande indutor de inclusão social, o que vem exigindo de nossos governantes, ações voltadas para estruturar os destinos turísticos.

Um exemplo de ações para desenvolver cada vez mais o turismo, pode citar a iniciativa do Ministério do Turismo em apoiar projetos que visam à acessibilidade como também à adaptação de atividades turísticas, gerando assim, uma melhor qualidade de vida para a população em geral, além de ampliar o acesso de turistas com algum tipo de deficiência ou mesmo pessoas com mobilidade reduzida como idosos, crianças, gestante e outros.

Ações como esta visam, na realidade, promover a acessibilidade turística e qualificar profissionais da área para o efetivo atendimento adequado destas pessoas, acima mencionadas.

O Projeto Turismo acessível – uma ferramenta de inclusão da pessoa surda na sociedade brasileira, elaborado e coordenado pelas professoras Januária Mesquita Rebouças e Michele Falcão e tema da I Semana de Turismo da Escola Profissional de Aracati, tem como objetivo primordial, discutir o tema do turismo acessível, apresentar um panorama atual sobre as oportunidades de negócios relacionadas ao segmento do turismo acessível e ao mesmo tempo, sensibilizar a comunidade escolar, profissionais da iniciativa privada e representantes do poder público, sobre as necessidades de adaptação dos ambientes públicos e de uso coletivo e as exigências que devem ser cumpridas, a concepção de novos empreendimentos baseados nos princípios da inclusão social e desenho universal, de modo a atender às necessidades e expectativas deste nicho de mercado.

O presente projeto baseia-se na realização de palestras com profissional da Engenharia Civil com o tema Acessibilidade, o relato de superação de vida de Vanessa Vidal, Miss Ceará 2008, 2ª colocada no Miss Brasil 2008 e Miss Brasil Beleza Internacional 2008.

Além disto, através de uma palestra com o Sr. Bismarck Maia, atual Secretário de Turismo do Estado do Ceará, desejamos refletir um pouco sobre o tema e identificar as exigências de uma cidade turística interessada em atender um nicho de mercado em plena expansão e, desta forma, deixar claro que estratégias podem ser adotadas para criar a diferenciação necessária de uma cidade para que esta possa se destacar no mercado turístico local, regional e nacional.

“Nosso desejo é que, ao final da execução do projeto, nossos alunos e as pessoas envolvidas em todas as etapas possam perceber que a implantação da infraestrutura de acessibilidade nos ambientes públicos e coletivos cria uma vantagem competitiva de longo prazo e abre um novo mercado para o destino turístico e que todos possam compreender que a inclusão das pessoas com deficiência nas atividades turísticas, como também em qualquer outra atividade, é responsabilidade de todos os gestores”, afirmam as coordenadoras do projeto, Januária Mesquita Rebouças e Michele Falcão.

Em suma, esperamos que este projeto promova enriquecimento para todos os envolvidos e que seja uma experiência que possa ser multiplicada em diversos outros espaços.

Patrocinadores do evento

Super Damasceno

Luciano Ótica

Ótica Aracati

Correia Contabilidade

Bazar Bijoux

Neto Ótica

JD Construção

EBBA

2 comentários:

  1. Esse projeto esta sendo uma iniciativa muito boa,
    pois assim podemos ficar informados de quanto e
    importante valorizar aquelas pessoas que sao deficiente,
    pois elas presizam de total apoio da sociedade, para que elas possam interagir como uma pessoa normal. Essas pessoas sao capaz de ter um futuro bom,mas para isso elas presizam nao so do nosso apoio mais tambem da propria familia.

    ResponderExcluir
  2. ESSE PROJETO NOS DEIXA INFORMADOS COM A SOCIEDADE E NOS DEIXA ENRIQUECIDOS COM ESSA INFORMACOES MUITO IMPORTANTES

    ResponderExcluir

Frente da Escola

Frente da Escola