quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Projeto : Turismo acessível – uma ferramenta de inclusão da pessoa surda na sociedade brasileira

Organizadoras:Januária Mesquita Rebouças e Michele Falcão-

O turismo no Brasil, nos últimos tempos, é compreendido como um importante mecanismo para o desenvolvimento econômico do país. Não somente isto, mas também é considerado como um grande indutor de inclusão social, o que vem exigindo de nossos governantes, ações voltadas para estruturar os destinos turísticos.

Um exemplo de ações para desenvolver cada vez mais o turismo, pode citar a iniciativa do Ministério do Turismo em apoiar projetos que visam à acessibilidade como também à adaptação de atividades turísticas, gerando assim, uma melhor qualidade de vida para a população em geral, além de ampliar o acesso de turistas com algum tipo de deficiência ou mesmo pessoas com mobilidade reduzida como idosos, crianças, gestante e outros.

Ações como esta visam, na realidade, promover a acessibilidade turística e qualificar profissionais da área para o efetivo atendimento adequado destas pessoas, acima mencionadas.

O Projeto Turismo acessível – uma ferramenta de inclusão da pessoa surda na sociedade brasileira, elaborado e coordenado pelas professoras Januária Mesquita Rebouças e Michele Falcão e tema da I Semana de Turismo da Escola Profissional de Aracati, tem como objetivo primordial, discutir o tema do turismo acessível, apresentar um panorama atual sobre as oportunidades de negócios relacionadas ao segmento do turismo acessível e ao mesmo tempo, sensibilizar a comunidade escolar, profissionais da iniciativa privada e representantes do poder público, sobre as necessidades de adaptação dos ambientes públicos e de uso coletivo e as exigências que devem ser cumpridas, a concepção de novos empreendimentos baseados nos princípios da inclusão social e desenho universal, de modo a atender às necessidades e expectativas deste nicho de mercado.

O presente projeto baseia-se na realização de palestras com profissional da Engenharia Civil com o tema Acessibilidade, o relato de superação de vida de Vanessa Vidal, Miss Ceará 2008, 2ª colocada no Miss Brasil 2008 e Miss Brasil Beleza Internacional 2008.

Além disto, através de uma palestra com o Sr. Bismarck Maia, atual Secretário de Turismo do Estado do Ceará, desejamos refletir um pouco sobre o tema e identificar as exigências de uma cidade turística interessada em atender um nicho de mercado em plena expansão e, desta forma, deixar claro que estratégias podem ser adotadas para criar a diferenciação necessária de uma cidade para que esta possa se destacar no mercado turístico local, regional e nacional.

“Nosso desejo é que, ao final da execução do projeto, nossos alunos e as pessoas envolvidas em todas as etapas possam perceber que a implantação da infraestrutura de acessibilidade nos ambientes públicos e coletivos cria uma vantagem competitiva de longo prazo e abre um novo mercado para o destino turístico e que todos possam compreender que a inclusão das pessoas com deficiência nas atividades turísticas, como também em qualquer outra atividade, é responsabilidade de todos os gestores”, afirmam as coordenadoras do projeto, Januária Mesquita Rebouças e Michele Falcão.

Em suma, esperamos que este projeto promova enriquecimento para todos os envolvidos e que seja uma experiência que possa ser multiplicada em diversos outros espaços.

Patrocinadores do evento

Super Damasceno

Luciano Ótica

Ótica Aracati

Correia Contabilidade

Bazar Bijoux

Neto Ótica

JD Construção

EBBA

domingo, 15 de maio de 2011

Video de Carlos Manzoni

O aluno Carlos do 3º ano de Segurança do Trabalho enviou seu vídeo que concorre para a seleção do Garoto Escola Profissional

Vejam:
http://www.youtube.com/watch?v=JnolQAoMnb8&feature=related

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Crianças na UTI Neonatal.


O projeto Crianças na UTI Neonatal foi realizado pela professora Anaila Melo, Enfermeira educadora da escola E.E.E.P. Elsa Maria Porto Costa Lima.

A UTI é um local onde pessoas que necessitam de cuidados intensivos submetidos a alguma doença vão para serem tratadas. Sendo na maioria dos casos, crianças. Uma criança é um ser que quase não possui defesas próprias, dependem de alguém maior para poder serem tratadas e protegidas.

O projeto visa prestar atendimento humanizado e de qualidade, com equipamentos específicos, recursos humanos especializados e serviço médico e de enfermagem 24 horas.

Durante a realização do projeto observou-se que no período de internação da criança podem ocorrer problemas sérios ou leves, e cabe a equipe de enfermagem tentar amenizar essas complicações, embora muitas vezes a equipe não possa solucionar todo o problema.

No decorrer do projeto ficou claro que o que define a recuperação da criança é a assistência da equipe de enfermagem, que está sempre na UTI 24 horas, à total disposição dos pacientes. É importante também, ressaltar, a higiene, pois se trata de um setor da unidade do setor hospitalar que precisa de maior cuidado. Os profissionais de enfermagem têm o dever de zelar por essa unidade porque se encontra la pessoas debilitadas precisando de cuidados especiais, e evitarem que micro-organismos se proliferem trazendo complicações para os pacientes.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

l Seminário de Desenvolvimento Local da EP. Elsa Maria.

No dia 06 de abril a EEEP Elsa Maria promoveu o 1º Seminário de Desenvolvimento Local da EP. Elsa Maria, no evento estavam presentes os empresários da cidade de Aracati, representante municipais, os concludentes, educadores e os gestores da Escola.
O Seminário visa aproximar a sociedade da Escola, promover a integração dos concludentes com as empresas imteressadas na captação de mão-de-obra qualificada.


No evento os alunos puderam demonstrar seus conhecimentos, apresentar o funcionamento do curso, dos laboratórios e equipamentos.

Foi uma rica experiência a para todos os envolvidos!








quinta-feira, 7 de abril de 2011

QUEM CONTA UM CONTO APRENDE MUITO MAIS!

O projeto "Quem conta um conto aprende muito mais!" é uma proposta lúdica para trabalhar a Replicabilidade que é um príncipios daEEEP de Aracati. O projeto foi desenvolvido e pelo 2ºano de Enfermagem com a colaboração dos professores Anaíla Melo e Emerson Gomes. Entre os temas trabalhados tivemos: aleitamento materno, planejamento familiar, cuidados com o recem-nascido, entre outros.
As apresentações foram realizadas na CREDE 10, no hospital Santa Luiza de Marilac (Semana de Aleitamento Materno), Canoa-Quebrada, EEEP Elsa Porto e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Familia).
O projeto obteve excelente aceitação por tratar de temas cotidianos e de grande relevância social.





Por Anaíla Melo.

domingo, 3 de abril de 2011

VANGUARDAS EM AÇÃO!

A Profª Marília Costa produziu com seus alunos dos 3º anos uma exposição de trabalhos .









VISITA AO HOSPITAL DE QUIXADÁ- CEARÁ- ENFERMAGEM 2ª - 2010 ANAILA




A assistência de enfermagem é base fundamental para agilizar o tratamento e cura dos
pacientes hospitalizados, reduzindo com isso infecções hospitalares como também o custo com os mesmos.

Pensando nisso nossos alunos realizaram visitas nos hospitais locais e no hospital de Quixadá, onde como o nosso é Pólo (atenção secundaria) e presta serviço para municípios vizinhos (pactuação).

Foram observados estrutura físicas, fluxo de pacientes, visita a enfermarias, entrevista com pacientes, humanização na assistência de enfermagem, entre outros. Outro tópicos foi se os Hospitais tinham CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes ) onde foram visualizados estruturas e quantidade de integrantes que são de acordo com o nº de leitos.

Objetivando integra os alunos a diversas estruturas em municípios diversos, compreendendo a diferença entre os três níveis da esfera de atenção Primaria, secundaria e terciária.


História
No ano de 2009 a turma de enfermagem do 2°Ano fez uma visita de estudo a Cidade de Canindé para colher subsídios para o projeto Ex voto a mística da fé.


A cidade centro de romaria do Nordeste inteiro é um ótimo laboratório para o estudo de tais práticas religiosas. Lá encontramos desde de procissões, Casas de milagres ( Desobriga ) e ex- voto. E uma áurea de cidade medieval o melhor sem sai do Brasil.

A visita foi por demais exitosa recolhermos várias informações que deixaram nossa curiosidade e o projeto mais interessantes.


Exposição de Geografia sobre a Revolução Industrial

No dia 25 de março os alunos do curso de Turismo 2ª ano realizaram uma exposição sobre o Capitalismo e a Revolução Industrial. Discutindo as principais questões relacionadas aos avanços no processo produtivo, a alienação do trabalho nas fábricas, as jornadas de trabalho, etc.






Aula de História- Grécia






























sábado, 26 de março de 2011

A ESCOLA PROFISSIONAL DE ARACATI CONTRA A DENGUE!





ELIMINANDO CRIADOUROS NO COMBATE À DENGUE.



Preocupados com o avanço dos casos de dengue no Brasil e mais especificamente no município de Aracati, a EEEP Elsa Mª Porto Costa Lima realiza campanha consciêntizando a comunidade escolar sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito e a preocupação com o meio ambiente.

Algumas das ações realizadas na escola foram:

Canteiros com plantas medicinais (Farmácia viva);


Planfletagem na escola;









Orientação em relação a dengue em todos as ambientes escolares;



Visitas em 160 domicílios, na comunidades escolar,orientando sobre a importância da eliminação dos acriadouros dos mosquitos;








Replicabilidade com os alunos do 3º ano de enfermagem, nas escolas Integrado, Sr. Regis, Polegar, Batista Logus, Mª Auxiliadora e uma Creche escolar.




Produção de textos sobre a temática:




Professora Coordenadora: Enfª Anaíla Melo

sexta-feira, 25 de março de 2011

Confraternização Natalina dos funcionários da Elsa!





"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1).


Visando o fortalecimento os laços afetivos no dia 23 de dezembro realizamos uma ceia Natalina entre os funcionário da E.E.E.P. Elsa Maria.






Frente da Escola

Frente da Escola